Como dar um NOME?

COMO DAR NOME A SUA BANDA

FONTE DA PESQUISA: http://brunofrancesco.com.br/  (VISITEM)



A banda está pronta, ensaiada e não tem nome!

Dar nome a alguma coisa talvez seja uma das tarefas mais difíceis em qualquer área. É uma decisão que a princípio é pra sempre…ou não.  Mas com certeza vai envolver até quem não está na história. Quem já não fez aquelas listas enormes com mil palavras, pra mostrar até pra vovó  e encontrar um consenso …Sugestões de qualquer pessoa podem ser ouvidas, mas há pessoas que possuem um maior conhecimento da área (profissionais de Naming) e são capazes de entender um ato tão simples …simples!?…?… acho que  não!.
O que é preciso saber ?
Um bom nome precisa ser sonoro e ao mesmo tempo visualmente agradável. Conhecimentos de Lingüística, Semiologia, Antropologia e até os aspectos técnicos e jurídicos podem ajudar, uma história, situações vividas, composições, estilo musical renderá inúmeras sugestões.
Desenvolver nomes é um grande jogo de palavras. Recorrer ao dicionário faz parte do processo criativo. Podemos também criar novas palavras (neologismo).
A maior dificuldade é encontrar um nome que não esteja em uso, melhor seria inventar uma nova palavra para não correr este risco… por isso está na moda as siglas para nomear bandas. Pense na marca da banda, na imagem que esse nome irá gerar, a pronúncia pode até ser agradável, mas não que será visualmente bonito, o nome da sua banda não será apenas ouvido, mas também  lido e mentalizado.
Veja abaixo a história de alguns nomes:
AC/DC – A irmã de Angus e Malcolm Young, Margaret, criou o nome. Aparentemente ela achou a sigla em um eletrodoméstico, e achou que casava bem com a banda, visto que tinha a ver com eletricidade (AC/DC é um indicativo de corrente contínua e alternada). Depois descobriram que era também uma gíria que designava bissexuais mas já era tarde. São infundadas as versões de que o nome seria uma sigla para Anti-Christ/Dead-Christ (anticristo, cristo morto).

Aerosmith – O nome Aerosmith não significa absolutamente nada. Foi proposto por Joey Kramer e segundo Steven Tyler foi o único nome entre vários propostos que ninguém odiou.

Alice In Chains – Paródia masoquista de Alice no País das Maravilhas. A idéia inicial (que nunca chegou a acontecer) era de tocarem covers de Slayer usando vestidos.

Angra – O nome foi escolhido por duas razões: por ser um nome tipicamente brasileiro (dado à “Deusa do Fogo”) e por parecer o adjetivo “Angry” (em inglês, raivoso).

Black Sabbath – Um Sabbath Negro é uma reunião de bruxas e feiticeiras. A banda se chamava Earth e resolveu assumir o nome de uma música composta por Geezer Butler, inspirada em um suspense do novelista Denis Wheatley.

Capital Inicial – Antes do Capital existir, seus integrantes tocavam por pura diversão em bandas brasilienses, levando seu som, com influências punk, aos bares e praças da cidade, barbarizando a Capital Federal. Mas, engana-se quem pensa que o nome da banda tem a ver com Brasília. Eles não tinham mesmo a grana para começar; não tinham o capital inicial.

Led Zeppelin – O baterista do the Who, Keith Moon, achou que a banda de Jimmy Page, que ainda se chamava The New Yardbirds, era pesada como chumbo e flutuava como um Zepelim. Daí Lead Zeppelin (Zepelim de Chumbo). Um Zepelin trata-se de um balão dirigível em forma de charuto. Mais tarde o nome foi mudado para Led Zeppelin para não ter dúvidas quanto à pronúncia.

Pearl Jam – Uma das prováveis origens do nome Pearl Jam tem a ver com uma geleia (jam em inglês) feita pela avó de Eddie Veder (chamada Pearl) cuja composição incluía peyote.

The Police – Stuart Copeland teve a brilhante idéia de usar um nome que estaria todos os dias em todos os jornais.

Ramones – O Beatle Paul McCartney usou o pseudônimo Paul Ramone durante a primeira excursão dos Beatles à Escócia. A banda tomou emprestado dele o sobrenome.

Red Hot Chili Peppers – Pimentas vermelhas ardidas. Segundo Anthony Kiedis: “Eu acho que foi em 1983 o primeiro show em que nós tocamos e fomos chamados de Tony Flow and The Miraculously Majestic Masters of Mayhem. Logo após o show, nós chegamos a conclusão que o nome era uma droga. Depois de uma semana pensando em milhares de nomes, o Flea veio com a idéia do nome Red Hot Chili Peppers que parecia muito apropriado pois transmitia energia, cor e sons”.


Yes – Segundo Jon Anderson: “Queríamos uma palavra que inspirasse uma forte convicção no que estávamos fazendo. Tínhamos que ter um título forte e correto para a banda”.

Ótimas dicas para escolha do nome para sua banda, e muito interessante saber como essas bandas escolheram seus nomes.


Ass: Edyrootz

Nenhum comentário:

Postar um comentário