Dicas para Ensaios

Técnicas de ensaio para bandas iniciantes
Fonte: http://www.ehow.com.br/
Escrito por Simon Foden



Um ensaio não se limita a uma mera sequência de movimentos a ser seguida, pois é também o momento ideal para tentar novas ideias, aperfeiçoar truques e se preparar para eventuais dificuldades técnicas. Bandas principiantes frequentemente não tem a experiência necessária para fazer um treino eficaz e podem não melhorar em longos períodos de vários meses. Isso não significa que elas sejam ruins, mas sim que não estão ensaiando da maneira correta.
Treine "de verdade"
Pelo menos uma vez a cada encontro, toquem como se estivessem em um show de verdade. Isso significa não parar em caso de erros, não conversar entre as músicas e não fazer pausas para o banheiro. Dessa forma, cada membro irá se focar em melhorar seu próprio desempenho no palco. O baixista pode, por exemplo, perceber que não há tempo suficiente para ligar suas pedaleiras entre uma música e outra.
Menos barulho
É muito difícil afinar uma guitarra ou ajustar seu tom enquanto o baterista faz seu aquecimento. Em vez de se prepararem simultaneamente, façam um de cada vez. Dessa forma, cada membro deverá ficar um certo tempo sozinho para preparar a si e seus instrumentos em busca do som perfeito. Embora isso possa levar mais tempo, tira a necessidade de fazer ajustes entre uma música e outra.
Tocar a um ritmo mais devagar
Use um metrônomo para avaliar o andamento de cada música, e diminua o tempo pela metade, diminuindo assim a velocidade de execução. Alguns erros podem passar despercebidos na velocidade normal, mas nesse rítimo é possível dar a atenção adequada, sem pressa, a cada nota. Dessa forma serão exercitados o ritmo e a sincronia entre os membros.
Preparar-se para tragédias
Algumas vezes podem ocorrer problemas técnicos, mas a plateia não tem como saber disso. Prepare-se para o pior, como se houvesse um engenheiro de som que quisesse arruinar o show. Ensaie uma vez com as piores configurações que possa imaginar: use reverberação astronômica no vocal, coloque o volume do baixo no máximo e abaixe o das guitarras, ponha lençóis velhos na bateria... Assim vocês serão capazes de aprender a apresentar sob pressão e sem as configurações perfeitas.
Gestos
Durante os ensaios, elaborem um conjunto de gestos a ser utilizados no palco para a comunicação discreta de problemas. Por exemplo, apontar o indicador para cima e girá-lo em círculos geralmente significa "Eu perdi minha deixa, vou entrar na próxima vez". É recomendável também estabelecer gestos claros para "diminua a distorção", "aumente a distorção", "mais devagar", "entre no ritmo" e "não estou pronto". Esse último é muito importante, pois evita que a banda comece antes de todos estarem preparados. Assim, cada membro deverá olhar para os outros antes de começar. Esse gesto deverá ser usado para comunicar problemas técnicos.



Dicas para melhorar seus ensaios
Fonte: http://www.projetolevi.com.br

PLANO DE ENSAIO - Façam um cronograma do que será ensaiado, para não perder tempo nos ensaios, colocando: músicas a tirar e ensaiar, o tempo de ensaio, a data e a hora do mesmo!

O PRÉ-ENSAIO -  Antes do ensaio adiante as partes individuais. O ensaio serve para entrosar a bandas, corrigir pequenos trechos, criar passagens de música, bem como, para arranjar música etc., e não, para “tirar” as músicas. Isso também economizará dinheiro no caso de ensaiar em estúdios pagos. 

PONTUALIDADE - O músico deve ser o mais pontual possível. Chegar atrasado prejudica imensamente a banda, além de irritar e causar problemas no relacionamento com os outros integrantes que chegaram cedo. 

INTEGRAÇÃO DA BANDA - Batalhe para que cada músico aceite e pense em termos de conjunto. Estar atento, escutar a si mesmo e aos outros; conhecer bem o seu papel dentro da banda, evitar o ego! 

GRAVE SEMPRE QUE POSSÍVEL CADA ENSAIO - Os estudos dos tapes gravados serão muito úteis no futuro, pois permitem aos músicos escutarem o que foi tocado para que possam se conscientizar dos seus próprios erros e procurar corrigir no próximo ensaio. Faça anotações, analise os pontos que devem ser melhorados. 

LOCAL DE ENSAIO - o local para o ensaio deve ser adequado às necessidades dos músicos, deve ser silencioso, para que o músico não disperse a atenção, espaçoso e arejado. Imagine você ensaiando em uma área de serviço, onde circulam várias pessoas durante o dia, onde a roupa é lavada, a comida é feita, o cachorro late... Fora quando o familiar vai ver o ensaio e fica dando palpite ou pega um instrumento pra tentar tocar. 

VOLUME – procure controlar bem os volumes dos instrumentos e vocal, e tenham sempre isso em mente: Músico bom não é o que toca mais alto, mais forte, é o que consegue ouvir o outro tocando.

IMPROVISE UM PRODUTOR MUSICAL – Se você conhece um alguém que entenda o gênero de sua banda, tenha conhecimento musical etc., improvise-o como produtor, peça-lhe dicas de como coordenar a parte musical, dando opiniões técnicas nas músicas, mostrando como ela soa para no ponto de ouvinte etc. Essa função também pode (e deve) ser feita pela própria banda, claro que se houver disponibilidade financeira você pode contratar um profissional especializado.


METRÔNOMO – Caso a banda tenha a opção de tocar ouvindo o clique do metrônomo (com os volumes devidamente controlados) ela conseguirá produzir um som mais refinado, todo mundo passa a se ouvir, o som terá mais qualidade e com certeza, quando forem gravar um CD não terão as dificuldades de adiantar ou atrasar o andamento da música. Este costume lhes poupará muitas horas de estúdio tendo de refazer e consertar as músicas.

"Aproveitem ao máximo essas ótimas dicas"

3 comentários: